segunda-feira, 30 de maio de 2011

A famosa ampolinha da pantene

3 minutos milagrosos (será?)
Já deve tá todo mundo cansado de ouvir falar maravilhas dessa apolinha, né? 

Se você não conhece é aquela que promete criar um escudo protetor e reparar 3 meses de danos de escova, chapinha, coloração, alisamento e outros processos químicos em apenas 3 minutos Pois bem... eu comprei elas a um tempinho. 

Na primeira vez que eu usei não vi diferença nenhuma. Nem melhorou nem piorou em nada. Pra não dizer que eu não percebi nenhuma diferença, o cabelo ficou cheiroso. Eu ainda insisti e testei usar antes do condicionador ao invés de depois e nada. Pior do que perder dinheiro com uma ampola que não me serviu de nada foi perder dinheiro com 3 delas. Triste.

Então eu vi em alguns blogs dizendo que a diferença só é notada quando o cabelo tá realmente danificado. Daí eu terminei a primeira ampola (deu pra usar 2 vezes), usei a segunda (pra não dizer que era só implicância minha) e guardei a outra pra o caso de precisar em algum momento.

E esse dia chegou... :-( 

Eu viajei e fiquei longe dos meus produtinhos por quase um mês. Daí meu cabelo ficou ressecado... E eu peguei a ampola e falei: "Agora tu me mostra pra que veio!"

E ela mostrou? Não.... 

Lavei o cabelo direitinho, coloquei a ampola, esperei uns 4-5 minutos, tirei e depois usei o condicionador. Na hora que passa no cabelo parece que vai dar tudo certo porque ele fica uma delícia. Mas depois que ele já tava seco, não vi diferença nenhuma, além do cheiro.

Enfim, pra mim não serviu. Não piorou nada, mas também não teve melhora nenhuma. Então se você ainda não usou, compra só uma ampola pra ver se dá certo no seu cabelo. Porque se não der pelo menos só pagou por uma. ;-)

domingo, 29 de maio de 2011

Refeição rapidinha

Ontem a noite eu tava em casa sozinha e com fome. Pensei em pedir alguma coisa, tipo uma pizza, pra acompanhar minha solidão. Mas daí eu fiquei na dúvida se realmente queria comer pizza, sem contar o tanto que ia demorar pra ela chegar. 

Então eu decidi que ia fazer algo pra comer aqui. Mas tava tão abusada de comer o de sempre... 

Eu tava tão indecisa do que fazer que tava prestes a comer biscoito recheado e pronto. Eu precisava de alguma receita que fosse fácil, rápida, gostosa, sujasse pouca coisa (passar a noite do sábado lavando louça ngm merece...), todos os ingredientes eu tivesse na cozinha e, por fim, que pudesse ser doce e salgada. Aja exigência... rs...

Daí, magicamente, me surgiu a resposta: Panqueca... Eu adoro panqueca, é fácil, suja pouco e ainda dá pra ser doce ou salgada só trocando o recheio... Resolvido. Fiz panqueca.


A receita eu peguei com minha irmã e botei logo abaixo.
Ingredientes:
- 1 copo (250 ml) de leite
- 1 ovo
- 1 copo (250 ml) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) rasa de sal

Modo de fazer:
Bate tudo no liquidificador. Unta uma frigideira de teflon com óleo (bem pouquinho só pra untar mesmo) e aquece no fogo. Daí coloca uma concha da massa e quando as bordas estiverem soltinhas e a massa meio dourada, vira ela e depois coloca num prato e bota um recheio que desejar.
Essa receita rendeu 5 panquecas na minha frigideira.

Dicas:
- A frigideira é de teflon porque não gruda massa nela. 
- Eu fico observando a massa e quando ela muda de cor eu viro, pra não queimar.
- Se você não sabe virar no ar (daquele jeito fantástico que um dia eu ainda aprendo) use uma espátula que dá pra virar sem quebrar.
- A grossura da panqueca depende de você. Quanto menos massa e mais espalhada ela ficar na frigideira, mais fina a massa. E, obviamente, quanto mais fina mais rápido ela fica pronta.
- Faça no fogo médio a brando, pra não queimar. ;-)

Ah, eu coloquei recheios de requeijão com kani em uma e requeijão com geléia de framboesa na outra. Mais prático que isso só comer elas puras. :-)

Com duas panquecas eu fiquei super satisfeita e fui jogar um pouquinho pra matar a morgação.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Substituindo Ovos

Sabe aquele dia que você tah louca pra fazer aquele bolo, mas quando procura os ingredientes, percebe que tah sem ovos? Pois é... isso jah aconteceu muito comigo. O pior é que as vezes não dah nem pra ir comprar.

Semana passada eu passei por uma situação dessas quando fui fazer uma torta. Daih fui e coloquei requeijão no lugar. O resultado foi que mudou completamente o ponto da torta e ela ficou mole demais por dentro e levemente queimada por fora.   :-/

Comi do mesmo jeito, mas fiquei triste porque esperava um resultado muito melhor. Isso me levou a pensar em qual a função do ovo nas receitas e como substituí-lo. Dando uma navegada descobri fatos interessantes e peguei dicas que podem ser úteis pra você também. 

Qual a função do ovo nas receitas?

O ovo tem como propriedades funcionais a coagulação, a capacidade espumante, a capacidade emulsificante e a contribuição nutricional, servindo também como agente corante e de sabor e aroma.*

Dito em bom português:
O ovo serve pra dar liga, firmeza e leveza a massa, além de dar uma corzinha e gosto em alguns casos. Isso acontece porque o ovo possui lecitina (uma gordura capaz de reduzir o colesterol e que atua como ótimo emulsificante) que ajuda outros ingredientes da massa a se misturarem, como a manteiga e o leite; e as claras prendem o ar deixando a massa mais fofinha.

Como substituir?

Pra substituir os ovos, você precisa levar em conta qual a receita e que propriedade do ovo você deseja.

Para bolos:

  • 1 ovo = 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó + 3 colheres (sopa) de água
Moa uma chícara de sementes de linhaça no liquidificador até obter pó. Guarde essa farinha obtida na geladeira num recipiente bem tapado. Vá usando á medida que for precisando


Misture o 1 colher (sopa) do pó de linhaça em 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo baixo até quase ferver. Acrescente diretamente nos ingredientes do bolo no lugar dos ovos.


Se a receita tiver uma quantidade muito grande de líquido, você pode colocar 1 colher do pó das sementes de linhaça por cada ovo que substitua, sem a água. 
  • 1 ovo = 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de azeite + 2 colheres (chá) de fermento
Misture tudo e use.
  •  1 ovo = 2 colheres (sopa) de leite de soja + 1/2 colher de suco de limão + 1/2 colher de bicarbonato de sódio
Misture tudo muito bem e ecrescente no lugar de cada ovo.

  • 1 ovo = 30 gr de tofu + 1 banana pequena ou 1/2 banana grande + 1/4 de chícara (chá) de suco de maçã + 2 colheres (sopa) de araruta
Misture tudo e use.

  • 1 ovo = 50 gr de tofu + 1/2 banana
Esmague tudo no copo do liquidificador com a quantidade do liquido que a receita contém, e utilize no lugar do ovo a substituir. 

  • 1 ovo = 2 colheres (sopa) de leite de soja + 1 colher (sopa) de suco de limão + 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio 

Misture bem e use.

Bolo de Tabuleiro:
  • 1 ovo = 2 colheres (sopa) de leite ou natas + 1/4 de colher (chá) de fermento
Misture tudo e use no lugar de cada ovo.

Bolo de fruta:
  • 1 ovo = 1 colher (sopa) de farinha de soja + 1 colher (sopa) de araruta + 2 colheres (sopa) de água

Misture bem e utilize.

Bolo de chocolate:
  • 1 ovo = 2 colheres (chá) de fermento + 3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio + 1 colher (chá) de vinagre de cidra

Misture bem e junte a massa no lugar de cada ovo.

Sobremesas:
  • 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de maçã 
  • 1 ovo = 1 banana amassada
Usando a banana, o produto final vai ter uma textura grossa. Adicione 1/2 colher (chá) de fermento pra obter uma textura mais fina

Receitas fritas:
  • 1 ovo = 1 colher (sopa) de maizena (ou farinha de soja) + 2 colheres (sopa) de água

Diluir bem e utilizar.

Dar liga:
  • 1 ovo = 2 colheres (sopa) de amido de batata
  • 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de batatas
Substituir a CLARA:
  • 1 clara de ovo = 1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó dissolvida em 1 colher (sopa) de água
Bata a misture deixe esfriar na geladeira e bata de novo.
  • 1 clara de ovo = 1 chícara (chá) de polvilho azedo + água
Misture o polvilho em um pouco de água, numa panela e leve ao fogo até ficar no ponto de clara de ovos. Utilize.


Quando eu era criança, passei um tempo sem poder comer gordura e lembro que minha avó fazia bolos pra mim sem a gema. E pelo que eu lembro o gosto não mudava em nada.

Essa semana eu vou testar algumas dessas substituições e ver no que dá, mas pelo que li dos comentários em outros sites, o pessoal diz que dá certo, às vezes precisa só acertar no fermento. 

Com essas opções todas, dá até pra quem tem alergia a ovos e a galera vegana comer um bolinho. Fica a dica! ;-)

* FUNÇÃO DOS INGREDIENTES NA CONSISTÊNCIA DA MASSA E NAS CARACTERÍSTICAS DO PÃO DE QUEIJO de Joelma PEREIRA, César F. CIACCO, Evódio R. VILELA, Rosemary G. F. A. PEREIRA 
Essa ft bonitinha do ovo eu tirei do blog umcopocomgelo

sábado, 7 de maio de 2011

Escondidinho de chocolate


Essa semana eu vi uma receita no Mais você que me deixou babando (literalmente).
Era um escondidinho de chocolate dado como sugestão pro dia das mães. Lindo demais. Molhadinho, cheio de chocolate. 

Parece um bolinho simples de chocolate, mas quando a gente parte... Nossa! É lindo demais. Tem um recheio bem molhadinho de chocolate branco. Como amanhã é dia das mães é uma boa idéia fazer essa sobremesa pra impressionar. ;-) Eu ainda não fiz, mas assim que fizer coloco uma foto aqui.

Segue a receita:

Ingredientes

Avelã caramelada (ou castanha do Pará )

  • 50 g de açúcar (1/4 xícara de chá)
  • 50 g de avelã (1/2 xícara de chá)
  • 25 ml de água

Creme de Chocolate

  • 200 g de chocolate meio amargo (1 1/2 xícara de chá)
  • 140 g de manteiga (8 colheres de sopa)
  • 100 g de açúcar de confeiteiro (1 xícara de chá)
  • 60 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá)
  • 4 ovos
  • 180 g de chocolate branco em tabletes

modo de preparo

1°- Numa panela coloque 50g de açúcar, 50g de avelã (ou castanha do Pará picada grosseiramente) e 25ml de água. Leve ao fogo médio até caramelar (+/- 5 minutos). Reserve.
2°- Coloque numa outra panela, em banho maria, 200g de chocolate meio amargo e 140g de manteiga. Deixe até derreter e ficar uma mistura homogênea. Reserve.
3°- Numa tigela coloque 100g de açúcar de confeiteiro, 60g de farinha de trigo e 4 ovos e misture bem. Adicione, sem parar de mexer, o chocolate derretido (reservado acima).
4°- Em potinhos individuais (que caiba 125ml) untados com manteiga e enfarinhados, coloque uma porção do creme de chocolate (feito acima), 3 a 4 avelãs (ou pedaços de castanha), 5 quadradinhos de chocolate branco (40g em cada potinho) e preencha o potinho com mais creme de chocolate até quase a borda. Leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 12 minutos. Retire do forno e sirva em seguida acompanhado de sorvete.

DICA

  • Para potinhos de 200 ml deixe o forno a 200ºC por 15 minutos.
  • Pode ser usado amendoim no lugar da avelã.
  • Na falta de açúcar confeiteiro dá pra bater no liquidificador o açúcar de casa pra ficar fininho.

Eu achei ele parecido com um petit gateau com recheio branco. Então talvez dê pra fazer em forminhas pequenas e comer quente com sorvete.
A receita tá no site do mais você com um vídeo da Ana Maria fazendo. 
E quem fizer, sinta-se a vontade pra contar o resultado, ok?
Bom final de semana!