quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Colorimetria: Entendendo a numeração

  Eu já uso tintura há alguns anos, a vermelha sempre. Daih não tem muito o que se aprender. Era basicamente pegar os reflexos 66 e quanto maior o 1º número mais clara fica a cor.

     Um belo dia resolvi mudar a cor do cabelo pra uma cor mais clara. Como sou adepta do faça você mesmo, resolvi tentar mudar a cor em casa. E pra isso foi preciso estudar mais a fundo colorimetria pra não fazer besteira. Do que eu aprendi e testei vou passar aqui pra vocês.

     Eu gosto de comparar pintar o cabelo com pintar com lápis um papel. Se a folha é branca, o resultado no papel será igual a cor do lápis (supondo que o lápis não seja de baixa qualidade). Já quando a folha é rosa, amarela, azul ou qualquer outra cor diferente de branco, o resultado da pintura com lápis sai bem diferente. Isso acontece porque as cores são somadas produzindo outras. O mesmo ocorre no cabelo. Quanto mais claro o cabelo mais próximo da cor da tinta ele fica. É por isso que, na maioria da vezes, a cor do cabelo quando a gente pinta não fica igual a da caixinha. 

     Quando o cabelo já está tingido você não consegue clarear com outra tintura, no máximo você muda os reflexos. Pense comigo, se você tem uma folha preta e pega um lápis pra pintar de amarelo por cima, o preto continua predominando. As vezes a gente coloca outra tinta em cima e acha que clareou, mas na verdade você só mudou o reflexo e isso causa uma diferença grande, acredite. Pra entender como fazer essas mudanças sem causar grandes estragos é preciso entender um pouco a numeração da coloração.

     Os números da coloração são basicamente uma cor de fundo (1º dígito) e reflexos (os outros dígitos) geralmente separados por um ponto.

     A cor de fundo são as seguintes:
1 - preto
2 - castanho muito escuro
3 - castanho escuro
4 - castanho
5 - castanho claro
6- louro escuro
7- louro médio
8 - louro claro
9 - louro muito claro
10 - louro claríssimo

     Quanto maior o número, mais clara é a cor.

     Os reflexos são, em geral:
0 - sem reflexos, é a cor pura
1 - acinzentados (azul + vermelho + amarelo)
2 - irizados (violeta)
3 - dourados (amarelo)
4 - cobre (laranja)
5 - acaju (vinho = vermelho + violeta)
6 - avermelhado (vermelho)
7 - mate (verde = amarelo + azul)
8 - pérola (azul)
9 - cendré (cinza + violeta)

     Lembrando que isso pode variar com o fabricante. Por exemplo, na Wella o mate é o 2 e o 7 é marrom.

     Se você tem dois números depois do ponto, o primeiro é o reflexo primário e o segundo é o reflexo secundário. Se forem repetidos significa que o reflexo é intensificado. Então se você tem uma tintura com a numeração 3.0 é um castanho escuro, a 6.66 é loiro escuro com reflexos vermelho intenso, 8.1 é loiro claro com reflexos acinzentados, 5.3 é um castanho claro dourado e assim por diante.

Para neutralizar um reflexo é necessário recorrer a estrela de Oswald que é a estrela abaixo.

Estrela de Oswald

     É bem simples de entender. As cores que ficam opostas na estrela se neutralizam. Por exemplo, se você tem um reflexo vermelho e quer neutralizar você deve usar uma tintura com reflexo verde (terminação 5). Neutralizar quer dizer que somadas as duas cores você tem um marrom (seu cabelo não ficara marrom) e a cor resultante será a cor pura sem o reflexo. Então se você usa um 6.6 (reflexo vermelho) e bota um 6.5 (reflexo verde) o resultado será um cabelo 6.0. Lembrando sempre que tinta não clareia tinta.

    Ok. Isso é a teoria. Na prática funciona assim? Falando por experiência própria, funciona sim. Você precisará apenas ter a sensibilidade de identificar a cor e usar a estrela. Pode acontecer de ter mechas com reflexos de cores diferentes e você tem que lembrar disso na hora de aplicar a tinta. O difícil mesmo é acertar a quantidade do reflexo pra conseguir um resultado legal e pra isso o melhor é fazer um teste de mechas.

     Quem usa muito colorimetria, em geral, são as loiras. Explico, o cabelo mais claro deixa mais evidente os reflexos o que resulta em cabelos verdes, laranjas, e no famoso amarelo ovo. Pra resolver esses problemas, pela estrela, é só tonalizar na cor oposta, para tirar o verde, tonalizante com reflexos avermelhados; pra tirar o laranja, reflexos acinzentados (ou azulados) e pro amarelo o reflexo irizado (ou roxo). É por isso que os shampoos desamareladores são violeta. O risco de fazer em casa é de neutralizar demais e ficar com o cabelo verde, azul, roxo ou vermelho, mas pra reduzir o risco, repito, faz teste de mechas.

      Se você prefere ir pro cabeleireiro pra resolver, melhor, é mais seguro.

    E só pra lembrar, eu não sou cabeleireira. Tudo que falo aqui é baseado em pesquisas e experiências próprias.

     Bem, por hoje é só isso mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário