domingo, 7 de agosto de 2011

Bolo de coração Negresco

Dia 22 foi aniversário de 5 anos de primeiro beijo com meu gatxinho (sim, a gente comemora isso. :-)). Então eu resolvi fazer um bolinho pra gente comemorar. Eu queria um bolo de chocolate por ser o favorito tanto pra mim quanto pra ele. Mas eu queria um diferente, daí tive a idéia de fazer um bolo negresco. Dei uma pesquisada e saí adaptando. O resultado final foi esse:

Bolo de Coração Negresco

A receita segue abaixo:

Ingredientes:

Massa:
- 1/2 xícara de chá (8 colheres de sopa) de manteiga
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
- 4 ovos
- 1/2 xícara de chá de leite
- 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de chocolate em pó (quanto maior a concentração de cacau nele melhor)
- 1 colher bem cheia de chá de fermento químico em pó
- manteiga e farinha de trigo para untar a forma

Pra molhar o bolo:
- 1 xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de chocolate em pó

Recheio:
- 2 latas de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga

Cobertura:
- Parte do recheio
- 2 pacotes de negresco (eu só tinha um, completei com um de floresta negra)

Modo de preparo:

1- Ligue o forno deixe aquecendo a 210ºC

2- Massa:
- Separa as claras das gemas, bata as claras em neve e reserve
- Bata a manteiga com o açúcar e vá juntando as gemas aos poucos até formar um creme homogêneo
- Adicione o leite aos poucos.
- Pare de bater, peneire e acrescente a farinha.
- Acrescente o chocolate e misture. Em seguida volte a bater. (Se você não misturar antes de bater vai voar farinha pra todo lado. Experiência própria)
- Junte e misture o fermento a massa.
- Junte as claras em neve e misture delicadamente
- Unte a forma
- Leve para assar a 240ºC por 10 min
- Diminua para 210ºC e asse por mais 30 min.
- Espete com o palito e veja se sai limpo
- Se sim, tire e espere esfriar. Se não, volte ao forno por mais uns 7 min.
Obs: O tempo varia de acordo com o seu forno. Esse tempo foi do meu, tá? Mas não vai ser tão diferente no seu, eu acho...

Molhando a massa:
- Misture o leite e o chocolate
- Com o bolo já frio, desenforme e parta ao meio
- Fure as metades com palito de dente
- Com uma colher vá molhando a metade inferior aos poucos com metade da mistura de leite

Recheio:
- Misture o leite condensado com a manteiga e leve ao fogo até engrossar.
- Coloque metade metade inferior da massa
- Coloque a metade superior e molhe ela com o resto da misture de leite com chocolate

Cobertura:
- Cubra o bolo com o resto do recheio
- Quebre o biscoito grosseiramente
- Coloque o biscoito em cima do bolo
- Leve pra geladeira por +/- 1h e pronto! Agora é só se deliciar

O bolo sozinho sem recheio e cobertura já fica delicioso! Mas eu sou uma formiguinha, então quanto mais recheios e coberturas melhor pra mim. :-D
Ah, e eu fiz numa forma de coração que minha mãe me deu.

0 comentários:

Postar um comentário