domingo, 11 de março de 2012

pH e o cabelo

    Continuando a tentar desvendar as propriedades dos produtos capilares, hoje eu vim falar do pH. Acho que esse post vai ficar um pouquinho nerd...

    O pH é o potencial hidrogênico que informa a concentração de hidrogênio no meio ou, em outras palavras, o grau de alcalinidade e acidez (pH<7 --> ácido, pH=7 --> neutro, pH>7 --> básico/alcalino). Tá, mas o que isso tem a ver com meu cabelo? Explico:

    Os fios do cabelo possuem moléculas que se ligam formando pontes salinas, pontes dissulfeto e ligações de hidrogênio e a composição dos produtos capilares altera essas ligações, causando mudanças aparentes na estrutura do cabelo. Por exemplo, quando a gente molha o cabelo a água quebra as pontes de hidrogênio, o que é visível pela diminuição do volume no cabelo. Quando o cabelo vai secando, as pontes vão se formando de novo e o cabelo volta ao formato natural. Legal, não?

Escala de pH

    O pH do couro cabelo tá entre 3,8 e 5,6 e deve ser mantido assim. Se for usado um produto com pH muito baixo (<2) as pontes de hidrogênio e as pontes salinas serão quebradas o que vai deixar o cabelo seco e difícil de controlar. Por outro lado, se usar um com pH alto (>8), as pontes dissulfeto serão quebradas o que vai causar o aparecimento de pontas duplas e fios porosos. Falando de forma clara e direta, o pH alto abre as escamas do cabelo e o baixo fecha.

    Xampu anti-resíduos possuem pH mais alto para promover maior limpeza, removendo resíduos e preparando o cabelo para uso de máscaras. Os produtos para transformação capilar tem, em geral, o pH mais alto para abrir as escamas e agir no cabelo e são finalizados com pH baixo pra fechar e manter o produto no cabelo. Quanto mais alto o pH maiores as chances de deixar o cabela ressecado.

Ação do xampu e do condicionador

    Os valores recomendados pra shampoo ficam entre 4 e 5, para promover a limpeza. É por isso que os shampoos infantis são usados como 1º xampu por muita gente, eles tem o pH neutro o que abre mais escamas e promove maior limpeza.

    Já os condicionadores devem possuir o pH um pouco mais baixo, em torno de 4 ou abaixo, para fecharem as escamas e deixarem o cabelo com uma aparência saudável. O mesmo ocorre com as máscaras de tratamento. Daí o porquê de algumas pessoas enxaguarem o cabelo com uma mistura de água e vinagre (baixo pH).

    Bons produtos, em geral, preocupam-se em manter os produtos dentro de uma faixa de pH ideal. Se o valor do pH não estiver na embalagem, você pode contactar a central de atendimento da marca e perguntar o valor.

    Por hoje, é só. rs

P.S.: A primeira imagem foi tirada daqui e a segunda daqui.

0 comentários:

Postar um comentário