quarta-feira, 14 de março de 2012

O famoso sal

    Pra finalizar a série, vamos falar do sal.

Imagem tirada daqui

    Quando surgiu essa conversa de xampu sem sal eu fiquei com uma pulguinha atrás da orelha. Explico porque, eu já estudei um bocadinho de química e o que aprendi foi que, resumindo bem, o sal é detergente, serve também para fazer espuma e aumentar a densidade. Então, me diga você, por que ele faria mal? Pra mim não tem nenhum sentido.

    O que me foi passado por adeptos da onda sem sal foi o seguinte:

-Ele é mais agressivo aos cabelos
Então eu pergunto "por que?" A maioria não soube me responder. Os que responderam, disseram o seguinte:

-Ele resseca o cabelo e o couro cabeludo.
Ok. Ele resseca mesmo. Mas não nas concentrações encontradas em produtos capilares.

-Quando você toma banho na praia, o seu cabelo não fica estragado? Então. É a mesma coisa com o xampu.
Primeiro a concentração de cloreto de sódio (sal) é muito maior na água do mar. E segundo, a água do mar tem muitos outros componentes além da água e do sal. Por fim, o cabelo fica exposto ainda ao sol, areia, vento... Então não dá pra fazer uma comparação entre usar o xampu com sal e tomar banho na praia, né?

-Ele diminui a duração de químicas como escova progressiva e coloração
Ninguém soube me dizer o porquê então não sei nem como responder a essa afirmação. Não vejo nehum motivo pra isso. Eu pinto o cabelo e já usei produtos com sal e sem sal e não notei nenhuma diferença na duração da tinta. Até onde eu sei o que deve ser evitado é o xampu anti-resíduos porque abre as escamas.

- Você não aceita que ele faz mal porque nunca usou xampu sem sal.
Como falei a pouco. Eu já usei sim alguns produtos ditos sem sal. Alguns se deram bem com meu cabelo, outros não. A mesma coisa foi observada no uso dos produtos normais. Então pra cada cabelo uma sentença, independente de ser com ou sem sal. Ou seja, ele se intitular sem sal não é garantia de qualidade, o mesmo vale para os sem sal.

    Pra finalizar, todo xampu tem sal. Os que se dizem sem se referem ao cloreto de sódio. Mas pode olhar lá nos ingredientes que vai ter algo como lauril, lauryl, laureth... e se achar algo como óleo de coco, saiba que é sal também. Logo, todos tem sal. Só muda o tipo e a quantidade.

    Só pra deixar claro, eu não odeio o surgimento dessa moda de produtos sem sal. Acho até legal porque alguns fabricantes acabaram trocando o sal usado por um menos agressivo. Eu só acho que a gente devia escolher os produtos baseando-se em outros fatores, além do ter ou não sal (cloreto de sódio).

    E adeptos da onda sem sal não me batam. Mas saibam que estão sendo enganados.

0 comentários:

Postar um comentário