quinta-feira, 1 de março de 2012

Tipos de cremes para cabelo

    Antes de continuar falando sobre os cremes que eu tenho por aqui, eu fiz uma série de 3 posts pra tentar fazer com que a gente entenda melhor eles. Os temas serão, tipos de cremes e as diferenças entre eles, pH e o famoso sal.

    O que a maioria das pessoas não sabem é que nem todo creme capilar é de hidratação. Existem cremes de hidratação, nutrição e reconstrução que tem composição e ação diferentes.

1- Hidratação:
    Os cremes de hidratação servem para ajudar a repor a água e sais minerais dos fios que são necessários para a saúde dos fios, deixando-os mais macios e sedosos ao toque. A composição desse tipo de creme inclui extrato de plantas, frutas e outros agentes hidratantes. Por exemplo: máscara noturna da pantene, cremes da pantene, bepantol, creme marianna, ampola alfaparf semidelino... São os mais comuns.

2- Nutrição:
    Os cremes de nutrição ajudam na reposição das vitaminas e lipídios que nutrem e protegem os fios formando um filme em volta dos mesmos, dando aparência brilhante e reduzindo o frizz. A composição de cremes desse tipo leva vitaminas, óleos hidratantes, vitaminas, ceras, manteigas... A óleo reparação da Garnier, Rigen da Alfaparf, Recarga de chocolate da VitA, óleo de Argan e  Gold Black da Amend são exemplos de cremes de nutrição.

3- Reconstrução:
    Os cremes de reconstrução ajudam na reposição proteica do interior dos fios, deixando-os menos porosos e mais lisos. A composição desse cremes possui queratina, colágeno, cistína... Exemplos: RMC da Amend, RMC da Aroma do Campo, queratina líquida da Niely Gold, Máscara anti-idade da Éh!, Absolut Repair da Loreal, Cauterização da Seda, Vinho da Soft Hair, etc... Geralmente são mais caras, por outro lado devem ser usadas com menor frequência.

    Os três tipos de cremes são necessários para um cabelo bonito e saudável, mas devem ser usados da maneira correta. A hidratação pode ser feita quantos vezes desejar e em todos os tipos de cabelo. A nutrição deve ser realizada dependendo do tipo de cabelo, quanto mais seco maior a frequência de nutrição. A reconstrução destina-se, especialmente, a cabelos danificados e com tratamentos químicos e não deve ser feita mais de uma vez por semana. Caso contrário o resultado será um cabelo duro e frágil, o oposto do desejado.

    Daí fica a dúvida: O que eu devo fazer? Hidratar, Nutrir ou Reconstruir?
    
    A resposta é simples, depende do que o seu cabelo precisa.

    A resposta não ajudou, né? É o seguinte:
    - Cabelo opaco e sem elasticidade -> hidratação
    - Cabelo armado, com muito frizz e sem brilho -> nutrição
    - Cabelo poroso e quebradiço -> reconstrução

    Mas daí vem um detalhe muito importante, a sequência: hidratar, nutrir e reconstruir deve ser seguida. Ou seja, se o seu cabelo precisa de uma nutrição, você deve antes fazer duas hidratações. E se for o caso de fazer a reconstrução, você precisa nutrir o cabelo (o que implica em hidratar também). Caso contrário o cabelo vai ressecar mais e vai quebrar. O mesmo ocorre se forem feitas muitas reconstruções. Não se deve fazer mais que uma por mês ou, em casos extremos, duas.

    Eu faço a reconstrução no mesmo dia que pinto o cabelo, depois de pintar. As nutrições eu tento fazer semanais e hidratações sempre que dá.

    Aqui você encontra um programa legal para recuperar o cabelo e uma lista maior de cremes de cada tipo.

    Eu já falei pra não exagerar nas reconstruções? Já, né? rsrs...

0 comentários:

Postar um comentário