sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Banho de brilho com anilina: Passo-a-passo

Eu falei aqui que tô dando de brilho no cabelo com anilina. Mas acabei não dizendo como eu faço. tisc tisc

Vou dar um passo-a-passo pra quem quiser fazer:

- Antes de tudo, saiba que anilina mancha tudo que toca e dá um trabalho chato pra tirar a mancha. Então antes de começar bote luvas, uma roupa velhinha e escolha um lugar iluminado e longe de objetos que você queira preservar. Eu prefiro fazer no tanque de lavar roupa.

- Você vai precisar de um creme de hidratação grosso e preferencialmente branco, anilina da cor que você escolher (eu uso rosa e vermelho), álcool, uma vasilha plástica, uma colher de café, preferencialmente descartável e ampolas de vitamina (opcional).

Como tudo em mãos faça o seguinte:
1- Bote as luvas. Coloque meia colher de café de anilina na vasilha (é bem pouquinho mesmo), menos da metade da tampinha de álcool e misture pra dissolver a anilina. Dá pra usar água morna no lugar do álcool pra dissolver a anilina ou misturar ela direto no creme, tomando cuidado pra ficar uma mistura homogênea.

Dissolvendo a anilina
2- Misture o creme com a anilina dissolvida e a ampola de vitamina (+/- 1/4 da ampola) até ficar uma mistura homogênea.

Misturando tudo
3- Agora é só aplicar no cabelo como uma tinta normal e aguardar uns 30 minutos. Enxágue. 

Antes de começar a usar esse banho de brilho eu tinha algumas dúvidas e achei as respostas pesquisando e experimentando. Se você tiver também, vê se acha ela nas respostas abaixo, caso não ache pode perguntar pra mim que, se eu souber, eu respondo. Se não surgiu nenhuma dúvida, mas você quer fazer esse banho de brilho, leia também.

Pode usar qualquer anilina?
NÃO. Só serve a anilina de madeira. Anilina comestível, de tingir roupa e afins não deve ser usada porque pode morfar o cabelo. Por amor a sua cabeleira, não use nenhuma outra anilina que não seja a pra madeira.

Anilina estraga o cabelo?
Falando por experiência própria, não estraga não. Pelo menos eu não percebi isso no meu. Achei melhor do que usar tonalizante. Falando pelo depoimento de quem já usou, além de mim, não estraga não. Pelo que eu vi essa história surgiu porque antes de pintar o cabelo com anilina, o pessoal descolore o cabelo e isso resseca muito. Mas não precisa descolorir pra fazer banho de brilho.

O banho de brilho vai pegar na raiz do cabelo?
Não. Só pega na parte já tingida.

Posso usar mais do que 1/2 colher de café de anilina?
Pode sim. A quantidade não é exata, depende do tom que você quer.

Anilina causa câncer?
Eu não achei nenhum estudo que comprove isso. Mas cá entre nós, pra tudo que você imaginar já surgiu algum boato de que é cancerígeno. 

Precisa dissolver em álcool?
Não. Como eu falei antes pode dissolver em um pouquinho de água morna ou direto no creme. O importante é a mistura ficar homogênea pra não manchar o cabelo.

O creme precisa ser branco?
Há controvérsias quanto a isso. Algumas pessoas dizem que a cor do creme interfere no resultado. Eu acho balela. É legal ser branco pra você ter uma ideia da cor da mistura e como vai ficar o cabelo. Mas se só tiver creme que não seja branco pode usar também. Eu já fiz isso e deu tudo certo. Na hora de escolher o creme o mais importante que ele seja grosso pra evitar que fique escorrendo. Eu uso o Skala pra cabelos ondulados porque acho ele bem consistente, cheiroso e pode deixar no cabelo por tempo indefinido.

Qual ampola usar?
Aí depende do que você prefere. Eu gosto muito da semi di lino da alfaparf ou da vermelhinha da alta moda e das da aroma do campo, a d pantenol, geleia real e banho de brilho são ótimas e mais baratinhas. Se você nunca usou nenhuma, tenta as do aroma do campo, são muito boas, baratas e fáceis de achar.

Bota no cabelo seco ou molhado, sujo ou limpo?
Eu já testei de todas as formas, seco e sujo, seco e limpo, molhado e sujo, molhado e limpo... A melhor pra mim foi depois de lavar, sem condicionador com ele úmido. Porque das outras formas ele ficou muito pesado depois de tirar e eu achei que pegou melhor. Mas a maioria das pessoas que usam (pelo menos as que eu vi) botam no cabelo seco, não muito sujo. Na primeira vez que for colocar faça como a maioria e se seu cabelo ficar pesado, tenta lavar ele e colocar a mistura em seguida.

Deixa no cabelo por quanto tempo?
Depende do creme que você usar, veja nas instruções dele o tempo que ele recomenda (a partir de uns 20 min, não vá deixar só 3 minutos, tá?) e tente não passar muito mais que isso. Geralmente fica uns 30 min no cabelo. O que eu uso pode ser usado com ou sem enxágue, daí eu deixe uns 40 minutos.  

Vai manchar minhas roupas, fronhas e tudo que o cabelo tocar?
Não vai não. Nas primeiras lavagens vai sair um pouquinho de tinta sim e é bom evitar encostar o cabelo molhado em roupas brancas, mas depois da 2ª já pode usar qualquer roupa que não mancha nada. As minhas fronhas são de cores claras e não são manchadas e uso roupa branca constantemente.  

Posso tirar no chuveiro como faço com as tinturas normais?
Não. Se você for fazer isso o banheiro vai ficar todo manchado e sua pele também. É melhor tirar no tanque mesmo. Mais seguro. ;-)

Como tirar as manchas de anilina?
Use álcool e água sanitária que resolve.

Só pra deixar claro, são opiniões de usuária. Quando eu tava pesquisando, alguém me deu a dica de deixar a mistura tampada na geladeira por uns 20 minutos antes de passar no cabelo que a mistura fica mais grossa e acalma o couro cabeludo. Eu gosto de fazer isso, porque fica uma delícia de passar, bem relaxante e já que água fria ajuda a reduzir o frizz, acho que o creme geladinho deve ajudar também, né?
 :-D
Eu já disse que anilina mancha? rsrsrs
Pra quem quiser, assim como eu, se aventurar nesse banho de brilho vai sem medo que o resultado é bom e barato.

17 comentários:

  1. oi paea fazer com tinta como e o correto ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Dá uma olhada aqui que falo dos banhos de brilho com tinta:
      http://desmorgando.blogspot.com/2011/10/banho-de-brilho.html

      Abraços

      Excluir
  2. Gostei...bem explicativo

    ResponderExcluir
  3. muito bom gosteii..beijos Dany

    ResponderExcluir
  4. Sabe de quanto em quanto tempo se pode dar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nenhuma restrição. Esse banho de brilho ñ usa químicas pesadas, tá mais pra uma hidratação colorida. Eu usava a cada 15 dias. Mas daih depende de que cor vc quer o seu cabelo e do tempo q vc tem disponível pra fazer o procedimento.

      Excluir
  5. ooooi, bom eu tenho cabelo cacheado, preto e nunca coloquei química. Quero fazer uma mecha azul na parte de baixo do meu cabelo. Então, é só (bom, eu acho mais fácil e tbm porque eu nunca fiz) misturar a meia colher de anilina no creme branco e deixar no cabelo por uns 20 minutos ? ai depois enxaguá ou não ? e dura quanto tempo ? depois o cabelo não fica manchado não ? e outra, eu não vou descolorir e meu cabelo é preto MESMO ! a cor vai pegar normal ? Obrigado desde já, (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu cabelo é escuro, ñ vai pegar sem descolorir.
      Se vc resolver descolorir, o cabelo tem q ficar clarinho, se ficar amarelo, o resultado depois do azul vai ser um verde. 20 minutos eu acho pouco tempo. Deixe 40 soh pra garantir e enxágue depois. A anilina vai saindo com as lavagens, oq pode deixar o cabelo manchado jah q a cor de fundo (a q estava no cabelo antes do banho de brilho) ñ era azul. Como uso em cima do vermelho ñ observo nd estranho.

      Excluir
  6. e aah, a ampola serve pra quê ? é pra hidratar ? e é necessária mesmo ? tem problema se não usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ampola é só pra hidratar msm. Pode ser dispensada sem problemas.

      Excluir
  7. Onde comprar a anilina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em papelaria, loja que vende material pra festa ou onde venda material pra artesanato.

      Excluir
  8. Olááá
    Meu cabelo já é vermelho, pintado com a tinta Igora no salão, é um tom cereja, mais fechado, no sol e com flash a cor fica linda! Mas quero intensificar sabe (ruivas sempre querem mais.. haha).
    Só que tem um problema, meu cabeleireiro não aceita que eu uso Jeans Color, tonalizantes etc, pois acha que minha cor está boa, porém, com o tempo desbota, e perde o brilho, queria manter em casa tals..
    Então minha dúvida, eu achando o tom do meu cabelo com anilina, fazendo esse teu banho de brilho em casa, qnd a anilina desbotar voltará para esse tom cereja que a Igora deixou no meu cabelo?! Ou seja, meu cabeleireiro irá notar que usei outra coisa em cima da tinta após um mês?!
    Ele retoca todo mês com tinta na raiz, com tom mais escuro, e nas pontas usa um Gloss da Igora que dá brilho, porém, não deixa o mesmo resultado como a tinta.

    (Tomara que você entenda... rsrsrss)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati
      A anilina desbota mt rápido, mas sempre deixa um pouco de cor no cabelo. No meu cabelo sempre desbotava pra um tom parecido com o sem anilina soh q mais vivo.
      Faz o teste em uma mecha mais escondida do cabelo e observa o resultado depois de um mês.
      Eu retocava a cor a cada 15 dias antes de fazer banho de brilho, dpois dele soh retocava a cada 2 meses.

      Excluir